quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Pokémon no Biggs: A primeira fase, a segunda fase e o início da terceira fase!

Viva!

Trago-vos hoje a minha breve crítica acerca de mais dois episódios.

No episódio "Missão: Derrotar o Teu Rival!" vemos a continuação e o fim de três dos combates iniciados no episódio anterior: Ash contra Trip (aquele mais focado, evidentemente), Bianca contra uma personagem qualquer, Virgil contra uma personagem qualquer e Cameron contra uma personagem. O único dos principais que já está na segunda ronda é o Stephan.

A batalha do Ash contra o Trip continuou com o Pikachu a ser absolutamente dominado pelo Serperior do Trip, que esteve muito superior ao Ash durante todo o combate. Felizmente para o nosso herói (e infelizmente para a justiça) o Ash relembra-se (e relembra-nos) de todos os seus outros combates contra o Trip, nos quais o resultado nunca foi favorável ao treinador da Aldeia Paleta. Assim, lembra-se de ordenar ao Pikachu que use uma técnica mista, com Cauda de Ferro integrada numa Electro-Bola, o que dá a vitória ao Ash, surpreendendo o público (não nos surpreende a nós porque já sabíamos muito bem que seria este o desenlace, não é?). Destaco uma parte em que o Serperior do Trip enterra a sua cauda no chão, o que lhe permite não receber dano dos ataques eléctricos do Pikachu, algo que me lembrou de imediato a batalha do Pikachu contra um Bellsprout da Jeanette na Liga Indigo.

No fim, o Trip fica muito chocado, mas depois conversa com o Ash e os dois até apertam a mão, e o Trip sorri para o Ash, tornando-se assim um novo amigo para o nosso herói. Percebemos também que ele continuará a treinar até derrotar o Alder.

O Braço Martelo do Emboar da Bianca dá-lhe a vitória na primeira ronda, o Virgil consegue ter êxito com o seu Vaporean, ganhando ao seu adversário, e até o Cameron, que tal como o Ash também estava com muitas dificuldades no último episódio, consegue ganhar após o seu Ferrothorn usar Míssil na boca do Pokémon adversário. Quando no último episódio o Ferrothorn se estava a deixar atingir por muitos ataques físicos eu até julguei que a táctica passaria por deixar que o poder especial Iron Barbs fosse tirando pontos de vida ao Eelektross, mas não houve referência nenhuma a isto.

A seguir à primeira ronda temos o descanso dos participantes, e vemos o Leite de Moomoo a aparecer no anime, assim como também vemos o Ash muito incomodado por estar na sauna com o Stephan e o Cameron muito perto dele (o que deixa o Cilan divertido).

A segunda ronda, na qual as batalhas são de 2 Pokémon contra 2 Pokémon, o primeiro combate de relevo é do Cameron contra a Bianca! O Escavalier da Bianca perde facilmente contra a Samurott do Cameron, mas depois o Emboar surpreende ao derrotar brilhantemente a Pokémon do Cameron. Mas, de seguida, contra o Riolu a Bianca não consegue repetir a proeza, sendo derrotada (não antes de entrar em delírio pelo facto de ser um Pokémon tão giro) pelo Copiar-Colar (nome interessante para o Copycat!) e pela Onda de Vácuo do Riolu.
No fim da batalha, a Bianca chora compulsivamente e o Cameron põe-se aos saltos agarrado ao Riolu. E cá temos uma amostra das suas personalidades.

Um episódio de Liga bom, nada de transcendente, mas muito agradável. E pudemos ouvir boas interpretações, como a do Trip (Edgard Fernandes), que neste episódio se despediu da série.

O episódio seguinte começa com o resto das batalhas da segunda ronda. O Ash, o Stephan, o Cameron e o Virgil vencem todos, ficando assim o resto de uma ronda despachada em segundos.
Não que eu fizesse questão de ver os combates contra estes anónimos, mas em todas as Ligas Pokémon até Sinnoh (em que o Ash já teve um número considerável de rivais) sempre vimos os combates do Ash contra a maioria dos anónimos. Bastaria que os escritores da série construíssem personagens interessantes (como fomos vendo nas outras ligas) e que conseguissem travar um bom combate. Logicamente que com o grande número de rivais não há necessidade de dar destaque a personagens anónimas, mas ainda assim é uma coisa de que eu sinto falta. Não particularmente aqueles que fomos vendo nesta liga (cujo design é muito banal), mas contra outros que pudessem ser interessantes.

Vemos o sorteio da terceira ronda (os oitavos de final, onde começam as batalhas de 3 contra 3) e o Ash vai-se defrontar contra o Stephan, o que deixa ambos entusiasmados.
O resto do episódio é um episódio "de descanso", no qual podemos ver com um pouco mais detalhe o outro lado da Liga Pokémon. Desta vez não há Team Rocket para nos ir mostrando as lojas e outros detalhes, mas felizmente desta vez não precisámos deles para ver isto tudo. Ficámos a perceber que várias lojas de várias cidades montam estabelecimentos no local da Liga (falaram-nos de Gelados de Castelia, Café Armazém de Nacarina e ainda de Driftveil).

Houve imensos momentos que eu achei memoráveis no episódio. Aquilo que mais me marcou foi o Clube de Fãs do Russet, que estavam muito felizes porque foi a primeira vez que um treinador da sua aldeia chegou tão longe na Liga Unova, e ao longo do episódio têm muitas cenas engraçadas (para além de parecerem retirados de um anime do tipo "Kochikame - Academia de Polícia", eram completamente doidos) e que valem a pena ver. O Axew da Iris perde-se e durante parte da sua "deambulação" está com uma senhora da aldeia.

Neste episódio de busca pelo Axew temos muitos momentos que nos remetem para os mini-filmes do Pikachu, nos quais vemos o dia-a-dia de Pokémon e vemos interacções entre eles sem intervenção de treinadores por muito tempo.
Gostei muito de ver uma senhora a dar uma caixa de maçãs a um Garbodor. E também achei piada à cena em que a Iris vê as filmagens do Axew, porque fizeram zoom nele e ele apareceu "todo pixelado", o que foi provavelmente uma subtil homenagem às tão famosas "pixelizações" dos Pokémon nos jogos!

Este talvez tenha sido o episódio de busca do Axew mais animado. No fim, numa rixa entre o Garbodor e os Pokémon do Ash e da Iris, o Virgil salva-os com o seu Espeon e com o Umbreon (que todas as vezes que aparece me faz recordar a animação dos tempos em que o Ash viajava por Johto). Também usa um Guizo Calmante para acalmar o Garbodor e os seus amigos Trubbish.

Antes do episódio acabar, o Ash conversa com a Professora Juniper e troca alguns dos seus Pokémon com os que ela tem no seu laboratório e começa o combate contra o Stephan, que usa um Liepard. Antes de sabermos qual o Pokémon do Ash, o episódio termina.

Na tela do fim, com as personagens todas "estilizadas", vemos já algumas outras caras conhecidas de outros torneios do passado (o Dino e o Antonio, por exemplo) e, curiosamente, o Russet teve mais destaque do que estes "pouco importantes", o que deve ter deixado o seu clube de fãs muito feliz!

Até amanhã!

1 comentário:

  1. «Gostei muito de ver uma senhora a dar uma caixa de maçãs a um Garbodor.» - memorável também foi o Oshawott a papar as maçãs todas, e o cabo dos trabalhos que isso acarretou para ele e não só! XD

    ResponderEliminar