segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Pokémon no Biggs - O Início da Temporada

Boa noite!

Já vi os primeiros dois episódios da mais recente temporada dobrada! Com eles vinha a nova abertura (por esta altura já bastante "velha") e todas as novidades que o início de uma temporada costuma trazer.

A abertura é cantada pelo dueto Tiago Garrinhas e Ana Queirós. A abertura está muito boa, e dá muita vontade de ouvir a versão completa, que passou no filme do Genesect! E não seria possível falar da abertura sem me centrar no Tiago Garrinhas e no seu percurso pelo concurso da RTP que findou há duas semanas, o "The Voice Portugal". Quem acompanhou minimamente o programa não pôde ficar indiferente ao Tiago (vejam aqui a sua "prova cega"), que ficou na equipa do Rui Reininho e só saiu na semi-final, tendo sido uma das grandes vozes do programa, na generalidade das opiniões.
Quanto à animação, podemos ver na abertura vários antigos Pokémon do Ash no Laboratório do Professor Oak (incluindo o seu Primeape?), a nossa Team Rocket e vários outros detalhes curiosos. Haverá alterações na animação da abertura, vamos tentar acompanhá-las e referi-las quando estas acontecerem.

Quanto ao primeiro episódio, começa agora uma nova etapa na jornada do Ash: após a derrota da Team Rocket e o seu regresso a Kanto (para sempre? claro que não, já sabemos que eles regressam após a Liga, e, mesmo que ninguém soubesse, a abertura mostra os três antagonistas, o que de algum modo antevê o seu regresso), o Ash fica a saber pela Cynthia que a Liga Unova desse ano será na Cidade de Vertress, sendo então esse o seu destino. Passarão pela Cidade de Opelucid, mas não sem antes passar pela Vila dos Dragões, a terra natal da Iris.

Sem a Team Rocket, será de esperar que agora os nossos heróis só encontrem pessoas amáveis e dispostas a ajudar na sua viagem. Não? Pois não. E assim que começa a viagem, após o almoço, aparecem três arrogantes raparigas que insultam fisicamente a Iris, a sua Emolga e a Snivy do Ash, apresentando as suas Pokémon (elegantes, de acordo com elas), uma Cinccino, uma Lilligant e uma Roserade. Também tinham vozes, naturalmente, da Isabel Nunes, da Marta Mota (que fez parte dos coros da canção que representou Portugal na Eurovisão deste ano, é aquela com o cabelo mais claro, que aparece no início à esquerda da vocalista, e aproveitem também para a ver neste vídeo, no fim da sua actuação, pelos 1:45, a chorar lágrimas de felicidade) e da Zélia Santos.
Para poderem entrar em contacto com as raparigas - a Trupe das Flores -, o Ash e o Cilan tiveram de se tornar mulheres, algo que o Ash já está habituado a fazer (sempre com reacções diferentes), mas que foi uma estreia para o Cilan, que encarnou a sua personagem brilhantemente, não esquecendo risinhos e uma voz excessivamente feminina, que resultou muito bem na dobragem. Os Pokémon machos dos nossos heróis também tiveram de se tornar fêmeas, e o destaque vai, sem dúvida, para o pormenor da cauda do Pikachu, que surge em forma de coração.

Dentro do "quartel general" da Trupe das Flores, que afinal eram actrizes, as nossas heroínas defrontaram as raparigas da trupe de variadas formas, culminando em combates Pokémon, sendo o último um combate em que a Iris controla a Snivy do Ash e inteligentemente derrota a poderosa Cinccino (cheia de técnicas boas, que eu não estava à espera de ver num episódio "deste calibre"). À medida que o episódio ia avançando, ia ficando melhor, e a cereja no topo do bolo está no facto de que não houve qualquer reconciliação ou ensinamento dado à Trupe das Flores, aliás, o episódio acaba de uma forma hilariante: após a derrota da Cinccino, aparece a gerente da trupe e pede à Ashley, à Cilana e à Iris para se juntarem à trupe, e elas simplesmente... fogem! E até ao fim do episódio temos a música que nos jogos passa no fim das batalhas, que torna esta cena muito agradável, pois dá uma dinâmica peculiar ao fim do episódio!

A partir deste episódio, nos "Quem É Este Pokémon?" a resposta é dada logo a seguir à pergunta, tal como era tradicional em Portugal, o que na minha opinião é melhor do que só no fim do episódio.

Detectei algo que me soou bastante a erro. Tentei ouvir várias vezes, mas continuou a soar-me o mesmo: perto do minuto 17, a Iris diz "Não se preocupem, Cilan and Pansage". Reparem naquele "and". A não ser que eu tenha ouvido mal, parece-me ter de facto havido aqui uma distracção, provavelmente derivada do facto de os nossos dobradores estarem a ouvir a versão americana quando estão a gravar.
Penso que sobre este episódio é tudo.

Quanto ao episódio seguinte, neste os nossos heróis encontram dois irmãos que os desafiam para um combate tag. Seria um evento banal, não fosse o caso de estes irmãos terem certas particularidades interessantes: para começar, têm um conjunto de poses (e até uma apresentação!) que em muito lembram a Jessie e o James; depois, combatem usando técnicas combinadas (Asa Broca, Cavar de Rapina, Garra Aérea e Fúria de Pedras eram as quatro técnicas combinadas que os seus Drilbur e Braviary usavam). Também contam ao Ash que derrotaram o Ingo e o Emmet, quando na verdade tal só aconteceu no sonho de um deles. Mas deu para rever o Ingo e o Emmet, assim como revimos o Chili e o Cress devido ao Cilan.
No combate contra os irmãos, o Ash e o Cilan também experimentam uma técnica combinada, o Cavar Rápido.

Como os irmãos afinal não eram assim tão bons, o Cilan comprometeu-se a ajudá-los e PUUM temos logo grandes momentos com o Cilan! Uma Hora da Avaliação e mais um trabalho para o Perito de Pesca, que ajuda os irmãos a capturarem um Corphish e um Buizel (velhos amigos do Ash!) e assim eles começam a usar novas técnicas, como o Jacto de Rapina e o Broca de Bolhas.

Dois episódios aos quais podemos chamar muito bem de "fillers", mas que ainda assim superaram as minhas expectativas. O grande mal desta designação de "filler" para um episódio é que por alguma razão os episódios ficam associados a baixa qualidade, o que como todos muito bem sabemos não é verdade, dado que muitos dos grandes episódios da série não passam de "fillers". Um episódio pode não ter contributo para o progresso da aventura (pelo menos relevante, mesmo que no início do primeiro episódio tenha havido o começo da viagem para Vertress, o resto do episódio não tem nada), mas pode estar bem construído. Com isto não quero dizer que estes dois episódios estão perto dos bons "fillers", nada disso, apenas são episódios agradáveis e que se vêem bem. Apenas queria deixar aqui a minha opinião acerca dos "fillers" (e que provavelmente já fui referindo noutras ocasiões).

Vou tentar trazer-vos amanhã mais episódios! E tentarei resumir, para que me seja possível falar de todos os episódios ainda este Verão.
Boa noite!

1 comentário:

  1. O mais foleiro no BW099 - UMA EQUIPA DE COMBATE TAG ÁGUA-TERRA-AR! foi os 2 rapazolas irmãos aparecerem de umbigo à mostra! :p

    ResponderEliminar