quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Destinos Rivais: As exigências de uma Gothita e o Deino que podia ser da Iris!

Olá a todos!

Continuamos com a estreia de novos episódios diariamente no Panda Biggs. Ontem conhecemos uma Gothita bastante exigente com a sua treinadora e hoje conhecemos três Pokémon do Tipo-Dragão e... Voltámos a ver a temível Team Rocket! Mas já lá vou.

Quanto ao episódio de ontem, a animação foi o destaque e não podiam ter escolhido um melhor animador (mais bem dizendo, um melhor director de animação) para um episódio centrado em Pokémon expressivos com personalidades vincadas. Como é o caso da Gothita, a treinadora da sua treinadora. Este episódio centrou-se numa Gothita que praticamente mandava na sua treinadora (dobrada pela Joana Carvalho) e que queria à fina força levar o Scraggy do Ash consigo. Este episódio foi bom ao nível de desenvolvimento de personagem pois deixou bem evidente o quão amigos são o Axew da Iris e o Scraggy do Ash, particularmente o quanto o Axew gosta do Scraggy.
Algo que eu adorei no episódio foi ver, no fim, que, ao contrário do que seria de esperar, o Ash e os amigos não conseguiram dar uma lição à Gothita e mostrar-lhe que a treinadora é que manda nele: quando a Gothita quer ir embora, "pega" na sua treinadora com os seus poderes psíquicos e adeus! Claro que o foco do episódio não foi o desrespeito do Pokémon pela sua treinadora, mas mesmo assim tem piada (e achei original e imprevisível). Gostei do sonho do Scraggy e de ver a Gothita a imitar o Scraggy (algo que só o Natsume - animador - conseguiria desenhar tão engraçadamente).

E hoje tivemos o primeiro episódio da temporada com animação dirigida pelo grande Iwane. Centra-se na Iris e num Deino introvertido com o qual a aspirante a Mestre Dragão se começa a relacionar.
O episódio em si é bastante engraçado e tem momentos memoráveis. Começamos pelo dono do Centro de Dia onde se passa o episódio: Bobby, o tratador inabalável! Ao longo do episódio, esta é a personagem com mais piada, principalmente quando chama "tolinho" ao Cilan e quando revela que tratar dos Pokémon todos diariamente lhe deu muita resistência... contraindo o seu bicípete braquial! Dobrado por Mário Santos, que mostrou neste episódio que, embora já tenha dado voz a muitas personagens, ainda tem muitos registos guardados na sua base de dados de vozes para mostrar! Um dos destaques do episódio quanto à dobragem. Um dos, friso.

Qual o outro destaque? Introduzo primeiro: na temporada 14, foi Raquel Rosmaninho que teve grande destaque na Team Rocket pela evolução gigante com a voz da Jessie. E agora? Bom, não vou já dizer que o Pedro Mendonça evoluirá também a voz do James de uma vez por todas, dado só termos tido duas pequenas cenas. Mas, neste episódio, a voz do James estava muito boa. Mesmo muito boa. Gostava de conseguir ter gravado o episódio para pôr aqui as duas cenas de modo a que vissem que não estou a imaginar, mas não consigo. Mas a voz estava mesmo mais grave e ameaçadora, fiquei mesmo entusiasmado com o que possa vir. No entanto, friso que foram só duas cenas, já aconteceu a voz estar muito boa num episódio e no seguinte ser exactamente o oposto! Veremos.

Quanto ao resto das cenas, foi bom rever os quatro (incluo o novo Wobbuffet - o Dr. Zager) e as cenas lembraram-me o segundo filme do Pokémon, além de que estavam com uma animação de excelência. Adorei o detalhe, logo na primeira cena, de ver o reflexo da Jessie no vidro do helicóptero quando o James está a falar!

No episódio fomos tendo também várias cenas que nós já vimos na abertura, cenas daquelas que nós vemos e nas quais reparamos, o que é uma trivialidade engraçada. Foi bom também ver a Gruta das Electro-Pedras (Chargestone Cave, em inglês) pela primeira vez, julgo eu. Evidencio também um tema que já passa pela terceira vez na temporada, suponho eu que de um filme, que é aquela música com um coro que passa nos momentos emotivos.

Ao nível da dobragem, já falei da Team Rocket, do Bobby... E volto a falar do Pedro Mendonça. Gostei muito do treinador do Foongus. Os outros treinadores que apareceram foram dobrados pelo Ivo Romeu Bastos, pela Joana Carvalho e pelo Luís Araújo.

Tive muita pena da Iris, e a despedida do Deino acabou por ser mais emotiva do que o normal porque, bem, praticamente não houve despedida. Aqueles olhos da Iris no fim... Pobre rapariga.

E bom, este foi um episódio muito rico, por isso com certeza que haveria mais a dizer. Quem sabe se não terei oportunidade um dia de escrever uma análise extensa do episódio! Mas, por agora, fico por aqui. Até amanhã!

4 comentários:

  1. A música que tem aparecido é do filme 4, quando o Celebi se vai embora.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É parecida, mas não é. Estive a investigar e é do filme 13. Mas é alusiva a essa exacta música a que te referes, dado que surge numa cena com o Celebi do Filme 13. Encontra-la no Youtube com o nome "Celebi's Blessing"!

      Eliminar
  2. PTOldMan, apesar de não ter a ver nada com estes episódios, podes dizer-me qual é a voz/quais são as vozes da Enfermeira Joy na dobragem portuguesa, durante a temporada 9? Se conseguires, podes também dizer se a seguinte informação 'tá correcta?

    Sandra de Castro (em EP267-AG091 e AG159-AG175)
    Raquel Ferreira (em AG095-AG144)
    Ana Madureira (em AG180-AG192)

    Repara que há episódios em que faltam informações, os AG151 e AG157, onde ela também aparece.


    E para quem quiser saber quais são as músicas de fundo nos episódios Pokémon, é só visitar esta página, abrir as respectivas sagas e episódios, abrir o separador "Music", e está lá (em inglês, claro).

    Ivan

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De memória, penso que esses dois episódios que mencionas têm a Enfermeira Joy como Sandra de Castro! Onde estou não tenho os episódios comigo, mas hei-de confirmar quando puder. De resto parece-me tudo ok!

      Eliminar