sábado, 2 de junho de 2012

"Os Sandile e a Corrente da Mudança!" - Novo episódio!

Há pouco acabou a estreia portuguesa do terceiro episódio de "Pokémon: Preto e Branco". Neste episódio, um bastante curioso, o Ash fica com a Pokébola do Oshawott e aparece pela primeira vez o Sandile de óculos-de-sol. A Íris (vou escrever com acento, visto que os dobradores dizem o nome como se tivesse, dizem-no como se fosse um nome português - o que eu apoio) junta-se ao Ash de uma forma quase oficial e a Team Rocket tem mais uma intervenção.

O lema da Team Rocket teve um momento que merece destaque: neste lema há um ligeiro intervalo a meio da segunda fala da Jessie e da segunda fala do James, derivada do facto de no lema japonês a Jessie e o James dizerem duas frases na mesma fala. Já todos devem estar a par disto, a Jessie japonesa diz algo que traduzido seria "Futuro! O branco é a cor da maldade!" e o James japonês diz "Universo! O martelo da justiça abate-se sobre este mundo preto!". Na versão americana tornaram isto tudo numa só frase, dizendo a Jessie americana "Bringing the blinding white light of evil into the future!" e o James americano "Thrusting the hammer of justice down onto the black darkness of the universe!". Ora, tornar duas frases numa só frase nunca poderia resultar bem em falas que são animadas como sendo duas. Ou seja, na versão americana, por vezes há pausas estranhas e sem propósito entre o "Bringing"/"Thrusting" e o resto.

Fiquei bastante contente por ver isto corrigido na versão portuguesa. No lema de hoje foram suprimidos os "será" que estavam no lema anterior (em que a separação não se nota na animação). Também foram suprimidos os "luz" e "trevas", mas isto imagino que seja devido às poucas "bocas" que tem o lema de hoje. Ou seja, as falas eram assim:

O Futuro! Ofuscado pelas nossas acções!
O Universo! Dominado pelas nossas missões!  


Gostei bastante! 


Mas não gostei da interpretação do lema. Não por causa da Jessie ou do Meowth, esses estavam muito bons. Mas por causa do James, que continua péssimo. Nas primeiras falas do James no episódio até pensei que a voz estivesse mais "tolerável", mas, assim que ele abre a boca no lema, logo após uma fala excelente da Jessie, até tremi. Bem, deixo-o ao vosso julgamento.

Deixo-vos com uma pergunta, à qual gostava que respondessem nos comentários: Acham esta voz apropriada ao James? 

12 comentários:

  1. OK, o lema não 'tá mau, gostei mais da parte "Terás a resposta" e a pausa do James até "Se nos apetecer", que rimava com a frase anterior.

    Agora, a voz do James... sinceramente, não me parece assim tão má. Posso até dizer que 'tá praticamente igual desde as últimas temporadas.

    ResponderEliminar
  2. a voz não e muito apropriada mas sabem uma coisa, nem tudo sai perfeito,existe sempre alguma coisa que estraga tudo...

    devíamos era estar contentes da voz dele não ser pior

    ResponderEliminar
  3. Eu acho que estão a levar isto a um nível demasiado rigoroso. Até agora, nestes 3 episódios, não notei nenhuma diferença em relação às temporadas anteriores, e gosto do James como está.
    Cá para mim vocês andaram a ver a série em inglês e habituaram-se a ouvir o James de uma forma diferente. Mas para quem nunca viu isto anteriormente, está muito bom.

    ResponderEliminar
  4. eu também gosto do james como esta, e a voz, como já disse, não e muito apropriada 1%, bom, todos tem opiniões diferentes

    ResponderEliminar
  5. I disagree. Acho este James muito envelhecido. Não tem muito que ver com a voz em si, tem sim a ver com a delivery das falas. No fim de cada frase ele acaba-as com uma expressividade muito awkward.

    ResponderEliminar
  6. É uma opinião dizer que a voz da James está boa ou não. Agora, relativamente ao facto de estar diferente à sua voz nas temporadas anteriores, aí já não é opinião nenhuma. A voz do James está objectivamente mais aguda do que a sua voz na temporada 12, que para mim é uma referência visto ter sido aí que o James esteve melhor. Peço-vos que vejam estes dois vídeos http://www.dailymotion.com/video/xkhemn_lema-da-team-rocket-sinnoh_shortfilms e http://www.dailymotion.com/video/xkhea4_jessie-e-james-cena-no-foguetao_shortfilms .

    Agora, estará a voz boa? Isto já é, naturalmente, uma opinião. Embora possamos olhar para isto de uma perspectiva mais objectiva, pensando como é o James enquanto personagem. Eu acho que está extremamente desadequada, tal como o Anónimo disse, para um James mais velho, e a voz não é nada agradável ao ouvido (o que vai totalmente contra o conceito da própria Team Rocket - por alguma razão eles são "perfeitos" fisicamente, e isso reflecte-se a nível vocal na versão japonesa http://www.youtube.com/watch?v=U83opAuBTak ).

    "devíamos era estar contentes da voz dele não ser piordevíamos era estar contentes da voz dele não ser pior"
    Não concordo nada com esta afirmação, shiny reshiram. Uma dobragem, antes de ser um trabalho dos dobradores, é um trabalho artístico. E, como qualquer arte (filme, música, etc), ninguém fica contente por pensar que "podia estar pior".
    Comparemos este James, por exemplo, ao James destes dois vídeos: http://www.youtube.com/watch?v=wxJ9f3iF9hw e http://www.youtube.com/watch?v=ziVVjwHetWk . São dois James muito agradáveis ao ouvido e que não são nada agudos - porque razão há-de o James ter voz aguda?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "parece um James mais velho". Não "para um James mais velho".

      Eliminar
  7. Eu consigo tolerar este "novo" James. Mas sim, já teve um registo melhor ( gostei particularmente deste http://www.dailymotion.com/video/xkhemn_lema-da-team-rocket-sinnoh_shortfilms ), mas, tal como o dobrador se desviou para este caminho, pode ser que volte para a antiga estrada com o passar dos episódios. Mas repito, eu consigo tolerar este novo James.

    PS: Sou outro Anónimo.

    ResponderEliminar
  8. Siceramente concordo com o PTOldman , nas series anteriores ( DP ) ja nao gostava da voz dele,
    (derivado a series ainda mais antigas, esses dubladores eu gostava imenso do empenho pro James) mas agora na série Preto e Branco ainda esta pior , na minha opinião! ;s

    ResponderEliminar
  9. Eu ate concordo com reshiram em outro sentido, não dos dobradores mas sim da pro pia voz se me compreendem, um exemplo que não tem nada a ver com pokémon, os caçadores de dragões que da no canal panda ( pode ser para criança mas admito, adorooo esta serie ) a voz daquele dragão azul que faz parte dos protagonistas na temporada antiga a sua voz era muito boa, se parecia mesmo um dragão falando, ele não sabia falhar e fazia uma mistura de palavras com um barulho um pouco grosso.

    Agora esta horrível, um barulho um muito "esganiçado" e ele sabe falhar bem.

    Espero que tenham compreendido...

    A voz do james talvez podia ser pior que agora se a mudarem, tal como o dragão ( que ficou realmente horrivel, nem se compara com a anterior)

    ResponderEliminar
  10. Boas,

    para quem gosta de Cosplay, dê uma vista de olhos nos fatos que a Loja Online Efox tem a preços muito bons!
    http://www.efox.com.pt/cosplay-c-1064

    Há uma atividade que dão desconto de 10€!
    http://www.facebook.com/efox.com.pt/app_139229522811253

    Cumprimentos e já agora, Bom Blog!

    ResponderEliminar