quinta-feira, 7 de julho de 2011

Pokémon no Panda Biggs - Team Rocket, Team Galáctica e Piplup!

Amanhã acaba mais uma semana de Pokémon DP: Combates Galácticos. Os quatro episódios que já vimos tiveram como título "A Cura do Tangrowth!", "Vencendo Jogos e Jogadas!", "Um Portal Para a Ruína!" e "Há Três Lados Para Cada História!".

O primeiro é daqueles episódios que se esquecem rápido. Tão rápido que eu já nem sei o que é que posso escrever acerca dele. Era sobre um Tangrowth que estava a tirar energia a Pokémon da zona para restaurar uma árvore. A animação das personagens humanas do episódio era péssima, embora os Pokémon estivessem bem. Lembro-me que a Dawn teve muitas falas, e estas estavam muito bem interpretadas.

Depois tivemos uma espécie de episódio Team Rocket. Eu não sei, talvez tenha sido porque eu vi aquele episódio há muito pouco tempo, mas eu não achei o assim um grande episódio Team Rocket, garantidamente não está ao nível do "O Rei das Massas!". Mas, ainda assim, teve aspectos muitos positivos. Havia partes muito bem animadas, como por exemplo o cartaz de publicidade aos falsos Jogos Pokémon de Sinnoh. E toda aquela premissa dos novos membros da Team Rocket estava boa. Tivemos também o regresso das referências ao "Preparar para azar!". Mas depois houve também muita coisa má: a Team Rocket combateu muito pouco, onde é que estava o Seviper? Vá lá, havia um Zangoose! E agora começa-se a notar muito que os lados estão cortados. Muitas das vezes uma pessoa parece que fica sufocada com o ecrã todo apertado! O lema da Team Rocket foi a parte que evidenciou mais isto - há uma parte em que a cara do James está mesmo cortada ao meio :O Mas o lema, em si, foi bom. Gostei bastante do princípio, há muito que não tínhamos um daqueles momentos em que a Team Rocket não consegue aguentar não dizer o lema.

No episódio seguinte tivemos Team Galáctica! É engraçado como uma pessoa se envolve muito na história deles, esta está muito bem escrita. Tivemos novamente o Looker e tivemos a primeira grande aparição do Charon. Gostei da voz do Charon, e continuo a gostar bastante da voz do Looker. O Saturn também tem uma grande voz. Está certo que em termos de tudo o que envolve a Team Galáctica temos grandes vozes! Continuámos a ter, com a Team Rocket, referência ao "Preparar para azar!". Gostei muito do papel da Team Rocket neste episódio, gosto quando eles sabem fazer as coisas da maneira certa! Só tenha pena é de não perceber a fala do Meowth no lema, já que o Charon fala por cima deles e interrompe-os. No final desta interrupção a Jessie diz "A tua mãe também te interrompia?", uma frase a que eu achei imensa graça!

E há pouco houve a estreia do "Há Três Lados Para Cada História!". A animação estava sublime. O Iwane é mesmo dos melhores animadores no Pokémon, as personagens humanas ficam mesmo excelentes, com expressões muito bem desenhadas! Eu olho sempre para a Team Rocket, que é sempre tremendamente diferente de animador para animador (é assim que eu os distingo), e a Team Rocket do Iwane tem muitas expressões "teatrais" (de que a Jessie fala tanto!) que estão mesmo, mesmo, MESMO sublimes! Tivemos mais uma referência ao "Preparar para azar!" e falou-se em Raios-Trovão, quando o Brock se estava a referir ao ataque Thundershock do Elekid.

Apareceu novamente o disfarce de Sunflora do Meowth! E houve também uma referência à Academia da Team Rocket, na parte em que a Jessie e o James estão a rastejar. Bonito! Houve uma cena que eu achei mesmo hilariante. Há uma parte que a Yanmega fica paralisada mas... sem problema! A Jessie tem uma Baga de Lum e vai já curá-la! É só usar a baga para curar a Yanmega e os Totós voltam a apanhar, diz a Jessie. E então, a Jessie come a baga. Achei uma cena tão genial! E outra cena genial foi a parte em que se estava a falar da paixão do Piplup pela Marill e então o Ash diz "Os Pokémon não gostam todos uns dos outros?". Esta parte ingénua do Ash é sempre muito engraçada quando vem à superfície!

Vou ter de destacar hoje a interpretação do Pedro Almendra enquanto Brock. O Brock foi muito fixe com o Piplup, e a interpretação do actor nestas cenas estava o mais adequada possível. E também gostei muito do James e da Lulu (que nome estranho, os pais dela não deviam estar bem), ou seja, do Pedro Mendonça e da Rute Pimenta. Tivemos no final uma troca de vozes, mas eu não me importo minimamente. A Johanna, a mãe da Dawn, tem agora uma nova dobradora. Quando ela apareceu na temporada 11 teve a voz da Isabel Queirós, naquela fase em que quase todas as personagens secundárias eram dobradas pela actriz. Isto foi no princípio, onde eu imagino que não havia ainda muitos dobradores disponíveis. Mas nesta fase, em que já há muitos mais dobradores na série, talvez não se justifique que a actriz dê voz a tanta gente. E então tivemos uma nova voz hoje no Pokémon! Ângela Marques agora junta-se ao já grande e competente elenco do Pokémon! E isto só vem aumentar a qualidade dos actores no Pokémon! Óptimo, óptimo! Talvez reconheçam a voz da Ângela Marques, já que a actriz já participou em muita coisa, e até acho que já foi casada com o Pedro Mendonça nos Morangos com Açucar, há muitas temporadas. Acho que amanhã começa o Festival de Folha Verde, aí estejam com atenção à voz da mãe da Dawn que a reconhecem, de certeza!

3 comentários:

  1. Hum... Já lá vão umas boas semanas desde o último episódio que vi. Eu acho curioso estar a perder uma das minhas temporadas favoritas. BTW, acabei de reparar que, se as minhas contas estiverem certas, os episódios DP150, 151 e 152 vão para o ar entre os dias 26 e 28 deste mês. O que é que isto tem de especial? Diamond & Pearl foram lançados em Portugal (supostamente, se não houve atrasos da Concentra) a 27 de Julho de 2007. Para quem sabe o que acontece nestes episódios, deve perceber a ligação. É quase como uma comemoração, mas não passa de uma coincidência.

    ResponderEliminar
  2. Eu vi os últimos episódios, e não sei se me habituei à voz, mas pareceu-me que a voz da Marian ficou perfeita para os Concursos. O Team Rocket tem um grande diálogo nesta temporada, fruto das suas referências sobre o país. Outra coisa que dá uma ainda maior vivacidade ao TR é o Looker. Também gostei de uma das frases da Rhonda em DP135, em que disse qualquer coisa do Centro de Emprego xD

    ResponderEliminar
  3. Só queria realçar uma frase que o Brock disse no episódio "Há Três Lados Para Cada História!" que eu costumo usar no meu dia-dia que é "é através do sofrimento que nos torna-mos mais fortes" ou então como eu costumo usar "o que não nos mata torna-nos mais fortes"

    ASS: Alexandre Carvalho

    ResponderEliminar