quinta-feira, 30 de junho de 2011

Combates Galácticos no Panda Biggs - Batalha Integral entre o Ash e o Paul

Bem, já há oito episódios que eu não escrevia aqui. Os episódios que tivemos foram "Treino Académico!", "A Caminho do Sétimo!", "Uma Fúria Piramidal!", "Os Pilares da Amizade!", "Parados na Linha!", "Super Motivados!", "Estratégias de Evolução!" e "Nada Está Perdido!".

Muito sucintamente, estes episódios estavam todos muito bons em termos de dobragem. Não apanhei erro nenhum e gostei da interpretação dos actores em todos. Nota-se uma evolução TREMENDA desde o primeiro episódio da temporada 11 com os episódios de agora.

No "Treino Académico" houve uma variação muito fixe do lema da Team Rocket. Gostei muito, estava muito ao estilo da 1ª série, talvez por causa daquela última fala do James antes dos nomes. Neste episódio também houve uma cena a que eu achei particular graça que foi o diálogo da Team Rocket (em sincronia com as imagens) antes de o Seviper usar Névoa.

O episódio seguinte foi o combate de ginásio que estava muito bem, o Ash ganhou e gostei bastante das interacções do Abomasnow.

Depois, no "Uma Fúria Piramidal!", tivemos um episódio bastante curioso, com o regresso de duas personagens que já apareceram anteriormente, o Brandon e o Sam. A batalha do Paul contra o Brandon foi bastante curiosa, vale muito a pena ver, isto por causa de todas as reacções do Paul, foi interessante vê-lo desesperado. Houve uma mudança de voz, a do Reggie. Isto porque o actor original dele, Edgard Fernandes, já não participa na dobragem, de acordo com os créditos.

O episódio seguinte é daqueles GRANDES episódios, em que tudo está feito para ser perfeito. A animação era do Iwane, tivemos confrontos que envolviam Pokémon lendários, voltámos a ver a Caçadora Jota, entre muitas outras coisas. Eu não gostei muito de como o Regigigas parecia estar a destruir tudo em seu redor sem motivo aparente, embora isso muito provavelmente esteja relacionado com a natureza do Pokémon lendário. Também não achei que a protecção do Regigigas realmente valesse o comprometer dos Regis do Brandon já que, convenhamos, a protecção não era muita, bastou um ou outro Hiper Raio do Salamence para destruir os pilares... Mas, tirando estes pormenores ridículos, foi um óptimo episódio.

Depois, o "Parados na Linha!". Tivemos a estreia do Looker, com uma das vozes que eu gosto mais da nossa dobragem, isto é, a do Paulo Freixinho. O actor foi quem deu voz ao Riley. Gosto muito da voz, é muito potente, por isso de certeza que podemos esperar grandes interpretações do actor quando o Looker voltar a aparecer. O episódio era engraçado, achei-o um pouco ao estilo dos filmes, talvez por causa da animação, particularmente por causa das paisagens. O lema da Team Rocket estava muito bom, a animação na parte do "vento, estrelas, lamento" estava muito ao estilo dos lemas da temporada 14, e a parte restante, em que a Jessie e o James diziam o lema estava algo simples, sem grandes poses, muito ao estilo da primeira temporada! Gostei bastante do resultado. Acho que o animador é daqueles de apenas um episódio, o que é pena, gostei muito da animação. E neste episódio tivemos um pouquinho de Team Galáctica, o que por si já é bom.

Os dois episódios seguintes (a quem eu tive de dedicar o título do artigo) são EXCELENTES. É a primeira batalha integral, isto é, de 6 contra 6, entre o Ash e o Paul. Mas antes disso tenho que dar destaque à variação do lema da Team Rocket usada: estava muito bem traduzida e interpretada. Mas não é (apenas) isso que faz com que eu a tenha de destacar - havia uma crítica social lá pelo meio! Este lema era sobre os trabalhos na construção civil da Team Rocket. Ora bem, antes dos nomes, temos as seguintes falas: "Trabalhamos no sector público; somos do sector privado!" e "E somos sempre pagos acima do orçamentado!". Óptimo! Uma referência à corrupção e ao jogos entre o sector privado e o sector público! Muito bom, muito bom! Gosto disto, acho que a crítica à sociedade dá sempre um outro ar à série, um ar mais "adulto", o que eleva a qualidade da série animada. Bravo!

E o combate, como já disse, estava excelente. É engraçado como uma pessoa se consegue abstrair de tudo o resto ao ver estes combates tão bem feitos - nem dei pela falta da Team Rocket, que só apareciam numa cena ou outra. Foi uma pena que o Ash tivesse sofrido aquela derrota tão pesada, mas isto tudo deu-nos já direito a uma evolução: a do Chimchar, que agora é um Monferno! E o grito que o Ash deu no final estava brilhante. Tendo em conta que é uma actriz a fazer voz de rapaz, há sempre o risco de que os berros saiam um pouco "off" (aliás, como por vezes acontece na versão inglesa), mas ainda bem que não nos temos de preocupar com isso na nossa dobragem. (eu gostava de falar mais sobre o combate, mas já vi os episódios há alguns dias, só os vi na estreia, por isso o que é que posso dizer mais xD)

No episódio de sexta (que eu até podia incluir no parágrafo anterior, já que é a continuação directa do combate) tivemos o Ash a deprimir e a sair da depressão. Eu gostei bastante do ambiente do episódio, realmente houve partes em que uma pessoa sentia uma pena genuína do fedelho. Nas partes em que a Dawn tenta animar o Ash: destaco a cara que o Mamoswine fez duas vezes, estava GENIAL! Os episódios deste animador são sempre os mais cómicos, a meu ver. Há sempre cenas em que as personagens têm cabeças enormes e coisas do género (estou a olhar para a Team Rocket), que associadas às expressões que as personagens fazem tornam essas cenas memoráveis. Por exemplo, vejam a cena em que a Team Rocket tenta deprimir ainda mais o fedelho, ou ainda a cena em que o Meowth e o James apontam o dedo à Jessie por causa da má ideia dela. Ah, e o lema - estava muito bem interpretado, gostei da parte "Com uma pá! E uma picareta! Vai tudo para o maneta!". E adorei o final, com a Enfermeira Joy a dizer "Ah, que giro!".

Ainda não vi o filme, infelizmente. Guardem as vossas opiniões (escrevam-nas ou assim), já que eu não vos posso garantir que o veja num dia próximo. Vou tentar, mas não é garantido. (o problema é que enquanto para ver os episódios só é precisa uma meia-hora, para ver o filme preciso do triplo do tempo, e eu ainda tenho um exame, de modo que está difícil organizar as coisas para ver o filme). Mas, como disse, farei todos os possíveis para vê-lo o mais rápido possível.

2 comentários:

  1. Relembra-me, PTOldMan, a equipa de dobragem é a equipa encarregue das dobragens da Disney, não é? Não me lembro se era a equipa toda ou não, mas se o tradutor já trabalhou/trabalha para a Disney é natural encontrar uma piada para adultos no meio de uma série "infantil"... A Disney é conhecida por isso xD. Quanto aos episódios, eu já não vejo nenhum há algum tempo. Tive exames e não é propriamente lógico perder tempo com a TV, vamos lá ver se esta semana volto a ver.

    ResponderEliminar
  2. Estou a gostar muito de acompanhar a serie, e não consigo perder um episódio XD em relação ao episódio do Regigigas também achei um pouco estúpido que os guardiões do Regigigas (Regirock, Regice e Registel) fossem destruídos com apenas um hiper-raio, embora tenha sido do meu pokemon favorito.
    Não esquecer que o Brock viu Uxie no episódio "Nada está perdido" é bom demais para os três verem o trio lendário algo grande está próximo XD

    ASS: Alexandre Carvalho

    ResponderEliminar